Indicadores

Dólar 0 0

Euro 0 0

Libra 0 0

Ibovespa 106.986 pts -0.047%

Bitcoin R$ 31.004,03 +0.047%

Governo pode zerar tarifas de importação de soja, milho e arroz

Segundo notícia veiculada no Valor Econômico, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, César Halum,informou ao portal a decisão do Governo Federal em zerar as tarifas de importação de arroz, soja e milho temporariamente. A medida tem por objetivo combater o aspecto inflacionário e equilibrar os preços destes grãos no mercado nacional, forma encontrada para frear a disparada de valores ocorridos nas últimas semanas.

Segundo o Ministério da Agricultura, a proposta recebeu apoio de entidades privadas e setores produtivos. Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) se mostrou favorável a medida e afirmou que, apesar da preferência aos grãos nacionais, é necessário a existência de fontes alternativas para enfrentar situações adversas no mercado interno.

A nota também ressalta a defesa do livre mercado pela entidade e advoga por "condições equilibradas" para a importação de insumos, assim como não é favorável às restrições para exportações.

Vale ressaltar que a medida será votada pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) nesta quinta-feira (27).